Para conseguir uma boa harmonização de cerveja, é necessário conhecer a composição e os alimentos que mais combinam com as características dela, evitando, assim, que os aromas e sabores da bebida se sobreponham aos pratos que estão sendo servidos durante a refeição.
Mas, diante da grande variedade de categorias e tipos de cervejas, não é tão simples descobrir quais harmonizações são as mais adequadas. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial, que vai ajudar a sanar suas dúvidas sobre o assunto. Confira!
As características que devem ser consideradas na harmonização
Antes mesmo de pensar na harmonização, você precisa estar ciente das características da cerveja e como elas compõem os aromas e sabores. A partir daí, fica mais fácil organizar as combinações. Veja quais são elas nos tópicos a seguir!
O malte
Essa característica tem influência direta na intensidade do sabor da bebida. Algumas cervejas têm, em sua composição, um malte mais torrado, como a Stout. Já as Amber Ale, por exemplo, têm o malte menos tostado.
O lúpulo
Outro fator importante na hora da harmonização é a quantidade de lúpulo, sendo ele o ingrediente responsável pelo amargor da cerveja. Para categorizar esse teor, os mestres cervejeiros usam uma tabela de classificação — chamado de IBU (International Bitterness Unit) — ou, Unidade de Amargor Internacional, em português.
Quanto maior a quantidade de lúpulo, mais amarga será a bebida. Por exemplo: as cervejas do tipo Índia Pale Ale (IPA) e Imperial Stout têm amargor mais acentuado, pois apresentam uma concentração maior de lúpulo, enquanto as do tipo Witbier e Müncher Helles são mais suaves por terem menor teor da substância.
O teor alcoólico
O teor alcoólico também deve ser levado em consideração. As cervejas com maior quantidade de álcool harmonizam bem com pratos mais intensos, enquanto as menos alcoólicas combinam muito bem com sobremesas.
O importante nesse quesito é conseguir equilibrar essa característica com a quantidade de gordura presente na refeição para obter uma experiência satisfatória.
Os tipos de harmonização que podem ser feitos
Agora que você já entende um pouco mais sobre as características da cerveja e como elas impactam na hora de harmonizar, é importante saber quais são os tipos de combinação que podem ser feitos. Vamos a eles!
Por contraste
Esse tipo de harmonização consiste na apresentação de dois paladares opostos durante a degustação, sendo um deles no prato e o outro na bebida. Nesse caso, uma cerveja com maior concentração de malte — como a Dunkell —, proporciona um sabor mais adocicado, combinando bem com ingredientes salgados — como queijo gorgonzola.
Seus contrapontos — doce da bebida com o salgado do queijo — fazem com que a experiência fique muito agradável.
Por semelhança
Nesse modo de harmonização, leva-se em consideração os elementos comuns presentes, tanto na bebida quanto na refeição. Na prática, uma cerveja com malte caramelado combina bem com um prato que contenha caramelo — ou uma cerveja mais cítrica, com um ingrediente também cítrico presente na receita.
Vale lembrar que essa combinação não se caracteriza apenas por meio do paladar, mas também pela intensidade do prato e do corpo da cerveja. Uma cerveja do tipo Pilsen harmoniza muito bem com saladas, pois a leveza de suas composições proporcionam mais equilíbrio ao paladar na hora da degustação.
A mesma regra é válida para cervejas mais encorpadas e com maior teor alcoólico, que combina perfeitamente com refeições mais gordurosas, equilibrando a complexidade dos elementos contido em suas composições.
Por corte
Essa combinação acontece quando um elemento presente na cerveja é suavizado por algum ingrediente no prato. Um bom exemplo disso é quando a gordura é “cortada” pelo gás presente na cerveja ou uma cerveja que tenha seu amargor suavizado por um prato salgado.
É o caso da American IPA, que harmoniza bem com o bacon, devido à quantidade considerável de gordura presente no alimento e a carbonatação da cerveja, que é suficiente para limpar o paladar do excesso de gordura.
Ainda com esses mesmos produtos, temos o corte do amargor da cerveja proporcionado pelo sal acentuado no bacon.
Como fazer a harmonização de cerveja e pratos
Afinal, como executar a harmonização de cerveja e pratos de forma que a experiência gastronômica seja memorável? É o que explicamos a seguir. Confira as dicas!
Weiss ou Weizen
As cervejas do tipo Weiss (ou Weizen) são umas de maior destaque entre as bebidas de alta fermentação. São típicas do sul da Alemanha e contam aromas e sabores frutados e condimentados — que remetem à banana e ao cravo.
Combinam muito bem com peixes grelhados, aves, queijos suaves — como o Minas e o Brie — e saladas mais leves. Sua doçura proporciona maior contraste com os componentes salgados e ácidos dos alimentos, tendo ainda um complemento de sabor por parte de seu aroma frutado.
Quanto às sobremesas, a bebida harmoniza bem com pratos que contenham doces de frutas brancas e amarelas, acentuando mais ainda a cerveja por aproximação dos sabores.
India Pale Ale
Tendo sua origem no Reino Unido, as cervejas do tipo Índia Pale Ale costumam ser divididas em três subcategorias, sendo elas:
- English IPA, com um amargor mais moderado;
- American IPA, com alto índice de amargor;
- Imperial IPA, com índice de amargor e teor alcoólico muito altos.
Todas elas contam, também, com notas adocicadas que lembram caramelo e toffee. Porém, quem tem destaque em sua composição é o lúpulo, tendo sabor e aroma acentuado com notas herbáceas e terrosas na versão inglesa e sabores frutados e cítricos na americana.
Seu amargor combina muito bem com pratos gordurosos — carnes vermelhas, por exemplo. Quando assadas ou grelhadas, geram notas caramelizadas e defumadas, tornando-se ideais na harmonização por proximidade, devido ao caramelo e toffee presentes na cerveja.
Stout
A Stout é uma cerveja de cor mais escura devido ao malte mais torrado. Isso gera um amargor agradável à bebida, trazendo aromas de café e chocolate. Apesar de sua variação de corpo e teor alcoólico, elas se tornam ideais para harmonizar com sobremesas feitas a base da mesma composição da bebida, como os brownies.
Em relação aos pratos salgados, essa cerveja combina muito bem com alimentos de sal mais acentuado — como o queijo gorgonzola, presunto (e frios em geral), torresmo, entre outros.
Pilsen
Esse tipo de cerveja surgiu na Boêmia (República Tcheca), em 1840, mas teve seu aperfeiçoamento na Alemanha, em 1842. Tem uma cor clara e bem dourada em contraste com as fabricadas na região, mais escuras e turvas, o que causou certa surpresa aos consumidores da época.
A Pilsen tem uma composição mais pura e simples, tendo destaque a sua leveza e frescor, pois não são utilizados frutas, condimentos ou maltes torrados em sua produção, tornando-as muito recomendadas no verão, onde a temperatura do ambiente é mais elevada.
Combinam muito bem com pratos picantes, devido à doçura presente no malte, que acaba suavizando a ação da pimenta no paladar. Um bom prato que serve de exemplo para essa harmonização é o frango com curry.
Além disso, algumas das outras combinações interessantes da cerveja Pilsen são:
- peixes e frutos-do-mar — pois traz mais delicadeza a alimentos como salmão e camarão;
- salgadinhos — pois equilibra o teor de sal e gordura da fritura;
- alguns frios — como presuntos e queijos salgados.
Agora que você já sabe como conseguir a melhor harmonização de cerveja com qualquer tipo de prato, ficou fácil obter uma experiência gastronômica mais prazerosa, não é mesmo?
Gostou deste artigo? Então, aproveite para adquirir ótimas cervejas e começar a se aventurar nessa combinação de sabores!
6 comentários
[…] Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Saiba como deixar a experiência da harmonização de cervejas ainda melhor! […]
Aqui é a Camila parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.
[…] Veja, a seguir, as 10 melhores opções para a estação mais fria do ano e suas harmonizações! […]
[…] uma bebida muito especial, com corpo leve e fácil de beber. Embora seja uma boa opção para harmonizar com diversos pratos como saladas, carnes brancas, frutos do mar e queijos leves, é importante […]
[…] combine a Tripel com aves de caça, como a codorna ou o faisão. As comidas mais picantes também harmonizam bem com ela, assim como os queijos […]
[…] é melhor para acompanhar uma cerveja que bons aperitivos, não é verdade? Se for fazer uma refeição ou beliscar algo enquanto […]