• Periquita: o primeiro vinho português de garrafa

    por TodoVino

    O Periquita é um vinho presente aqui no catálogo da TodoVino, loja online de vinhos, cervejas e destilados. O que muita gente não sabe é que se trata do primeiro vinho engarrafado de Portugal – o primeiro rótulo data de 1880, quando seu fundador, José Maria da Fonseca, passou a comercializá-lo em garrafas.

    A marca Periquita precede inclusive a criação da garrafa: a primeira colheita da uva foi em 1850 quando se iniciou a produção de um vinho sem nome na Cova da Periquita, em Azeitão.

    José Maria da Fonseca é considerado um visionário. Natural de Nelas, distrito de Viseu, na província de Beira Alta, no Dão, mudou-se para Setúbal, em 1834, quando iniciou um trabalho consistente que viria a revolucionar a vitivinicultura de Portugal. Ao se estabelecer na freguesia de Azeitão, na Cova da Periquita, em Setúbal, introduziu uma série de técnicas de colheita das uvas e produção bem como novas castas como o Castelão, chamado Castelão Francês. O sucesso foi imediato: os clientes começaram a lhe pedir vinho da “Periquita”, em alusão ao vinho produzido na Cova da Periquita. José Maria da Fonseca decidiu então comercializar o vinho em garrafas, com esmero na produção do rótulo, da garrafa e da rolha. Muitos atribuem a ele a paternidade do “marketing” dos vinhos em Portugal. Até então, o vinho era produzido e comercializado como uma mercadoria (commodity) a granel, sem marca, vendido em garrafas ou recipientes sem lacre.

    Em 1887, ano da morte de José Maria da Fonseca, a vinícola já produzia diversos vinhos de “marca”, que eram exportados a todos os continentes – chegou a 1 milhão de garrafas comercializadas no começo do século XX, quando também chegou ao Brasil.

    O sucesso não resistiu à grande depressão de 1929, quando a família de José Maria da Fonseca teve de vender parte do seu patrimônio para resistir à crise e não falir. A recuperação deu-se na segunda metade do século passado, notadamente no início dos anos de 1970 com a abertura de importantes mercados como a Suécia e Noruega e consolidação nos EUA, Canadá e Brasil – é o vinho europeu mais vendido aqui.

    A empresa é conduzida pela família Soares Franco, com Antonio e Domingos da sexta geração, à frente do negócio.  Hoje o Periquita tem uma produção anual de quatro milhões de garrafas e 650 hectares de vinhas em Setúbal, com o cultivo de uvas de diversas castas como Castelão, Trincadeira e Aragonez, e um universo de 30 marcas, exportadas para 70 países.

    Você pode gostar

    Deixe um comentário