Já sabe qual será a receita para quaresma deste ano? Para muitos cristãos, o cardápio dos 40 dias que antecedem a páscoa deve ser feito sem carne vermelha. É um jejum que tem uma simbologia importante para a religião, porém, também pode fazer bem para sua saúde, sabia?
Variar dietas ajuda a desintoxicar seu organismo e fazer com que ele receba melhor os nutrientes em cada estímulo alimentar recebido, como nos cardápios veganos ou proteicos. Interessante, não é? E também pode ser bem gostoso.
Para comprovar isso, listamos 5 ótimas opções de receitas que são preparadas sem adição de carne vermelha. Veja qual delas você vai levar para seu cardápio da quaresma.
1. Fritada de bacalhau
O bacalhau é um dos peixes mais tradicionais nesta época do ano e, nessa receita, é acompanhado por um mix de legumes cozidos, envolvido em uma mistura de claras de ovos batidas e gemas. Depois, é levado ao forno para assar.
Ingredientes que não podem faltar são: bacalhau já cozido, cebola e alho dourados, tomate picado sem pele, azeitonas pretas sem caroço, batatas cozidas em cubos, outros legumes, grãos e temperos de acordo com a preferência de quem vai degustar.
O vinho tinto é o mais escolhido para harmonização com bacalhau, especialmente os portugueses, pela ligação cultural entre seu povo e esse peixe. No entanto, para quem deseja variar, os Verdejos também são ótimas opções.
2. Atum grelhado
Esqueça o atum em lata e a tradicional escolha do salmão para grelhar. Nessa receita, o papel principal fica com o filé ou posta de atum e é muito simples de fazer!
Para essa receita, você só precisa do atum em postas, salsa, limão, azeite de oliva e temperos. Depois de temperá-lo, basta grelhá-lo, selando seus dois lados em um frigideira quente. É possível servir com outros acompanhamentos, como uma salada de agrião, ervas e nozes.
A carne do atum é delicada e um vinho rosé pode completar a experiência gastronômica com um toque suave, mas de aroma marcante. Aposte em um Castillo de Molina Reserva, com 60% de uvas Cabernet Sauvignon e 40% Syrah para um rosado seco e marcante.
3. Camarão na moranga
Além de delicioso e bem típico da cozinha brasileira, a apresentação desse prato é muito bonita, afinal de contas, a moranga oca é utilizada como recipiente para servir os camarões envoltos de legumes e requeijão cremoso.
Nossa dica é que é preciso escolher uma moranga que caiba dentro do forno, pois, depois de montada, ainda é preciso levá-la para gratinar.
Sua harmonização pede um vinho mais frutado, como um Sauvignon Blanc, para trazer um sabor adocicado na boca, que vai contrastar com o sabor do camarão.
4. Rigatones recheados com pasta de grão de bico
Amantes de massas também podem fazer uma receita para quaresma deliciosa e simples a base de macarrão do tipo rigatone, grão de bico, queijo brie, sálvia fresca e temperos.
O grão de bico é cozido, temperado e processado no mixer ou liquidificador com o queijo brie e um fio de azeite. Depois, basta rechear os rigatones pré-cozidos e levar ao forno para terminar a cocção.
Nesse prato, os sabores do grão de bico e queijo brie é que se destacam e a massa não é servida com molhos densos, então, aposte em um Chardonnay Semillon branco que é encorpado na medida certa.
5. Salada de camarão, salmão com queijo gorgonzola
As saladas são simples de preparar, basta comprar um mix de folhas da sua preferência e os acompanhamentos. Nessa combinação, é preciso saltear o camarão e o salmão na frigideira com temperos a gosto, picar o queijo gorgonzola e depois, montar o prato com todos eles misturados.
Para combinar com esse prato cheio de sabores distintos, capriche na escolha de um vinho branco, lembrando que Sauvignon Blanc e Chardonnay são ótimas opções para acompanhar a degustação de camarões.
A harmonização da bebida com a receita para quaresma não pode faltar e deixa os almoços e jantares mais prazerosos e especiais, não é mesmo?
Então, é preciso ter boas opções na hora de comprar os vinhos para não atrapalhar seus momentos. Acesse a TodoVino agora mesmo e veja nossas opções!