Conhecer quais são os principais tipos de copos de cerveja fará com que a sua experiência, enquanto degustador, seja ainda mais interessante, possibilitando apreciar o sabor da bebida em um recipiente adequado, o que permite a percepção de todas suas nuances. Acredite: são mais de 40 tipos cuja escolha vai depender de qual cerveja você vai consumir.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça quais são os principais tipos e possa distinguir todas as qualidades da bebida. Continue a leitura e saiba mais!
Quais são as histórias dos copos de cerveja?
Antes de explicarmos quais são os principais tipos de copos, vamos apresentar um pouco sobre sua história até chegarmos aos materiais mais consumidos nos dias de hoje. Anteriormente, o vidro não era o produto mais utilizado para comportar a bebida. Muito pelo contrário, diferentes matérias-primas serviam para a confecção dos recipientes, como couro, madeira, porcelana e até mesmo o barro.
Esse último, inclusive, era utilizado pelos Sumérios. Já na Inglaterra, os apaixonados pela bebida a serviam em canecas de madeira. As pessoas que gostavam de sair para se divertir precisavam se revezar para que todos pudessem ter a oportunidade de experimentar as bebidas, uma vez que não havia peças para todos os frequentadores.
Na Alemanha, o barro e a cerâmica também eram utilizados com mais frequência para a confecção dos materiais. Mas afinal, por que o vidro não era uma alternativa? Simples. Por ser um produto de difícil fabricação e de alto valor agregado, não era funcional para quem vivia naquele período pré-revolução industrial. Moldar outras matérias-primas, como o barro, tornava-se uma atividade muito mais facilitadora, o que justificava a escolha.
Quais são os principais tipos de copos de cerveja?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história dos copos de cerveja, chegou o momento de apresentarmos quais são os principais tipos existentes hoje. Acompanhe!
Caldereta
Se ir a bares que servem chopps de diferentes estilos estiver entre as suas opções de lazer, certamente você já deve ter se deparado com o copo Caldereta. Bastante popular nesse tipo de estabelecimento, esse recipiente é utilizado para servir English e American Ales, além de comportar Lagers e IPAs. Geralmente, acondiciona até 300 ml, sendo popularmente chamado de Shaker.
Tulipa
Esse formato foi criado pela cervejaria Duvel na década de 1960 e hoje é um clássico para vários estilos belgas. A taça possui bordas largas que ajudam a abrir e volatilizar os aromas de cervejas mais complexas. Ideal para server estilos belgas complexos e alcoólicos, como uma bela Strong Golden Ale.
Copo americano
Talvez esse seja o mais difundido entre os brasileiros. Afinal, diversos estabelecimentos que comercializam a bebida dispõem do copo americano como opção para experimentar a cerveja. Em países de clima quente, como o Brasil, o tamanho ainda impede que a bebida esquente, proporcionando uma melhor experiência no consumo (quando cheio, até a sua borda, comporta apenas 190ml).
E engana-se quem pensa que ele é conhecido somente no Brasil. Hoje, o copo é exportado para mais de 70 países em quatro diferentes continentes: Europa, Ásia, África, além das Américas.
Lager
Copo comum para server chopp claro no Brasil. Aqui também é popularmente conhecido como “tulipa”, mas esse não é seu nome correto. Seu formato longo ajuda na visualização de cervejas douradas e cristalinas, como as Pilsens e American Lagers.
Cilíndrico
Esse modelo é mais conhecido por servir cervejas alemãs, , dos tipos Kölsh e Altbier. Além disso, para os fãs das fruit-beers (cervejas com gosto de frutas), também é o tipo ideal para seu consumo. O copo cilíndrico também contribui para a estabilidade da espuma, proporcionando uma boa experiência para quem acredita que ela é fundamental para o sabor.
Cálice
Conhecido na Bélgica como Goblet, o copo cálice também é bastante popular no Brasil. Entre os tipos de cerveja mais indicados para o consumo nesse recipiente, destacam-se a Dubbel, a Qudrupel e a Tripel. Também é adequado para quem gosta dos aromas frutados!!
Pint
Caso um dia você vá viajar para o Reino Unido, o copo pint é bastante popular por lá. Inclusive, esse é o vocabulário para quem deseja pedir as bebidas nos mais diversos pubs em terras europeias. Afinal, de tão popular por lá, tornou-se o padrão para servir a bebida. Normalmente, encontra-se na quantidade de 568ml (já nos EUA, o volume é de 473ml).
Teku
O nome dessa taça vem das iniciais de seus criadores, Teo Musso e Lorenzo Dabove, conhecido como Kuaska. Hoje, ele é considerado um copo coringa para muitos estilos, como diversas Sours, Barley Wines e Stouts.
Weizen
O tradicional copo para serviço de cerveja de trigo alemã. Ideal para servi-las de uma só vez, já que recebem os 500ml da garrafa e ainda sobra um espaço ideal para boa formação e retenção de espuma. Ideal para todos os subestilos de cervejas de trigo alemãs, como Hefeweizen, Dunkelweizen, Weizenbock, entre outros.
Qual a importância de escolher o copo certo?
A experiência de degustar uma cerveja pode envolver muitos aspectos. Entre eles, escolher os alimentos certos para a harmonização, além de contar com um tipo de copo ideal para que se possa sentir de forma mais precisa o seu aroma e também apreciar o seu aspecto visual.
Por essa razão, ao conhecer os principais tipos de cerveja, você deve também entender quais são os copos para uma experiência completa. Assim, você tem a oportunidade de desfrutar de seu sabor e poder escolher petiscos que mais combinam com a bebida, além de convidar amigos e familiares para passar bons momentos juntos e confraternizarem!
Neste conteúdo, você pôde conhecer alguns dos principais tipos de copos de cerveja. Entre as dicas a serem adotadas, para que você a deguste com mais qualidade ainda, a higienização e temperatura da taça podem influenciar no sabor, aroma, formação e retenção da espuma. Por isso, a limpeza adequada, sem resíduos de sabão ou alimentos é essencial para uma degustação apropriada.