• Saiba quais são os 5 melhores vinhos argentinos e aproveite!

    por TodoVino

    Você sabia que a Argentina é, nada mais, nada menos do que a quinta maior produtora de vinhos do mundo? Sim, isso mesmo, os vinhos argentinos ganharam o mundo!

    O sucesso dos rótulos argentinos é tão significativo, que a maior prova disso é que o país vizinho exporta cerca de 25% de sua produção para o público exigente da Europa.

    Algumas das principais regiões produtoras do país são a famosa Mendoza, a região fria da Patagônia e, acredite, até mesmo no clima desafiador de Salta existe o cultivo e a produção de vinhos.

    Pensando nisso, vamos apresentar algumas das características dos 5 melhores vinhos argentinos para você aproveitar! Confira.

    1. Aposte no Septima Gran Reserva Tinto

    A bodega — nome dado às vinícolas na Argentina — que produz os vinhos Séptima tem o mesmo nome dos rótulos e, é assim denominada por ser a 7ª vinícola do grupo Codorníu.

    O grupo Codorníu tem 14 vinícolas espalhadas pelo mundo e é internacionalmente conhecido por ser uma das vinícolas mais antigas do mundo e uma das mais antigas da Espanha.

    Não é por acaso que essa bodega merece destaque, já que ela está entre as vinícolas mais famosas da região de Mendoza e produz vinhos argentinos requintados, com alta concentração da cor e aromas complexos.

    A estrutura dos vinhos também é digna de nota, e nesse sentido, sugerimos o vinho Septima Gran Reserva Tinto feito a partir da uva Malbec, Cabernet Sauvignon e Tannat.

    Ele tem excelente corpo, é bem estruturado e tem alta complexidade na boca, sendo uma excelente opção para harmonizar com carnes vermelhas, churrasco e queijos tipo Parmesão ou Grana Padano.

    2. Desfrute do Trapiche Fond de Cave Cabernet Sauvignon

    Esse vinho argentino é produzido na bodega Trapiche, que fica localizada a apenas 20 minutos do centro de Mendoza, na região de Maipú.

    Essa importante vinícola tem reputação internacionalmente conhecida e já ganhou muitos prêmios, sendo reconhecida por produzir vinhos de alta qualidade envelhecidos em barricas de carvalho que foram importadas da França.

    O Trapiche Fond de Cave Cabernet Sauvignon é um vinho sofisticado, de corpo médio, cores intensas que variam do vermelho rubi até os tons arroxeados mais vibrantes.

    Na boca ele agrada até os paladares mais exigentes, com seus taninos macios, porém persistente. Os aromas de frutas negras, chocolate, cassis e pimenta elevam a experiência sensorial.

    Para que as combinações gastronômicas sejam perfeitas, sugerimos que o Trapiche Fond de Cave Cabernet Sauvignon seja consumido acompanhado de carnes vermelhas assadas ou grelhadas e queijos duros.

    3. Deguste o Astica Merlot Malbec

    Esse outro rótulo superbem cotado no mercado também é produzido pela Bodega Trapiche que acabamos de mencionar. Por falar, em rótulo, vale dizer que o rótulo do Astica é um capítulo à parte no quesito originalidade.

    Outro grande mérito desse vinho é o fato dele ter um custo bastante atrativo, tornando-o a bebida certa para todas as horas de relaxamento e diversão.

    O Astica Merlot Malbec tem aroma de frutas vermelhas como morango, cereja e framboesa, e paladar fresco, suave com taninos macios e notas de especiarias e frutas.

    Uma curiosidade interessante a respeito do seu nome é que ele carrega em si um conceito típico da região na qual ele é produzido, já que no Andes, a palavra Astica tem o significado de flor.

    Outra informação extremamente relevante sobre esse vinho argentino é que ele traduz em forma de bebida a união perfeita de 2 tipos de uvas tipicamente francesas: a uva Merlot e a uva Malbec.

    Em razão de seu sabor mais suave, porém cheio de personalidade, sua harmonização ideal pode ser feita com pizzas, massas em geral e até mesmo quiches de legumes.

    4. Conheça o La Célia Reserva Malbec

    A origem desse vinho conta uma bela história de um pai, Eugenio Bustos, que em homenagem a sua filha, La Celia, iniciou a construção da vinícola que leva o seu nome, em 1890, no Valle de Uco, localizado ao sudoeste de Mendoza, aos pés da Cordilheira dos Andes.

    Tempos depois, já no ano 2000, a bodega foi comprada pela Viña San Pedro Tarapacá WIne Group (VSPT Wine Group), representante do negócio do vinho na Argentina e no Chile.

    Essa transação ofereceu ainda mais poder para vinícola que passou a utilizar na produção um tipo de tecnologia de ponta, elemento que contribuiu para o crescimento da produção com a manutenção da qualidade.

    O vinho La Celia Reserva Malbec é um tinto expressivo cujos taninos permanecem na boca por algum tempo. Seu sabor único e aveludado, aliado aos aromas de baunilha, notas de madeira, fruta fresca e toque de chocolate combinam com empanadas, massas com molho de tomate, carnes de caça, e queijos de média intensidade.

    5. Invista no Finca Las Palmas Chardonnay

    Para os amantes do vinho branco, esse é um chardonnay especial, produzido na bodega tradicional e super-reconhecida, conforme já dissemos, a Trapiche.

    O Finca Las Palmas Chardonnay tem tonalidade amarelo-palha com nuances de dourado e aromas cítricos, no paladar é untuoso, agradável e muito macio.

    Cultivado no rico solo argentino, e nas elevadas altitudes do Vale de Uco, seu aroma frutado e floral garantem uma excelente experiência gustativa quando consumido com peixes grelhados, como salmão e atum, acompanha também queijos duros, como parmesão e até mesmo carnes suínas assadas.

    Como vimos, as condições climáticas e o solo rico da Argentina, permite o cultivo de uma boa variedade de uvas.

    Nesse sentido, é importante ressaltar que as principais uvas dos vinhos argentinos são a uva Malbec e a Cabernet Sauvignon, mas podem se destacar com louvor, vinhos feitos a partir da uva Merlot, Chardonnay e Torrontés, sendo a última a principal variedade de uva branca da Argentina.

    Agora que você já sabe quais são os 5 melhores vinhos argentinos para você aproveitar, siga-nos no Facebook e no Instagram!

    Você pode gostar

    1 comentar

    História das Marcas: Raventós-Codorníu - Blog da TodoVino - Tudo sobre vinhos e cervejas 11/11/2020 - 15:17

    […] e Priorato até Rueda, D.O. especializada em brancos com a variedade Verdejo), e até vinícolas na Argentina e em Napa Valley, a Bodega Septima e Artesa Winery. A instalação da Raventós-Codorníu no […]

    Responder

    Deixe um comentário